O dentinho de leite nasceu torto!!! O que faço?!

Calma!!! Essa é a recomendação, caso o título acima tenha alguma relação com o que está acontecendo com você e com seu filho!
Apesar de o nascimento do primeiro dentinho de leite gerar muita expectativa, é relativamente comum que ele surja um pouco torto.

 
Equilíbrio Oclusal: O que é?

Você pode nunca ter ouvido falar de equilíbrio oclusal, mas certamente já escutou sobre dentes bem alinhados.
Isso mesmo! Os termos são sinônimos, e se referem ao encaixe e alinhamento perfeito dos dentes em relação a seus vizinhos, dentes opostos e à arcada.

 

 

Vida longa à escova de dentes!!!

Sem a tradicional escova de dentes, não é possível cuidar adequadamente de nossa boca, não é verdade?
Esse item importantíssimo deve ser trocado a cada 3 meses devido ao desgaste das cerdas e para assegurar uma escovação perfeita e a limpeza dos dentes.

 
Bruxismo: Problema Silencioso

Comum nos consultórios odontológicos, o #bruxismo pode causar vários problemas se não for tratado. O problema é, infelizmente, que esse mal, caracterizado pelo apertar ou ranger dos dentes, principalmente durante o sono, nem sempre é de conhecimento do paciente.
 

 

Fique atento à sua boca!!

Claro que ir ao dentista regularmente é a melhor prevenção para a saúde bucal, mas é importante esclarecer que, mesmo em casa, no dia a dia, você deve sempre verificar sua boca e dentes.
 
Troca dos dentes: Cuidados e Dicas

Uma das fases mais importantes da dentição é, sem dúvidas, a troca dos dentes de leite pelos permanentes.
E, justamente por isso, merece toda a atenção e cuidado.

 

 

Erros na escovação e retração gengival

Já falamos neste espaço sobre a importância de escovação para a saúde da boca e conservação dos dentes. Porém, esse hábito necessita de cuidados e deve ser executado de forma correta. Caso contrário, ao invés de soluções, você poderá passar a ter problemas!!
 
Escovação e prevenção do Câncer de Esôfago

Você já sabe que a escovação dos dentes e a higiene bucal ajudam a prevenir várias doenças - não somente ligadas à boca.
Agora, médicos dos EUA estão pesquisando a relação entre a escovação e o câncer de esôfago. Isso mesmo!!

 

 

Dentes Brancos: Gosta de café? Então, beba sem culpa

Cafezinho é bom, não é? Ainda mais no frio! Contudo, como já foi explicado aqui, café possui forte pigmentação, o que acaba por manchar e escurecer os dentes quando consumido em excesso.
 
Os dentes e a mastigação

Mastigar de modo adequado os alimentos é um ato de saúde. Isso mesmo!!! Além de facilitar a digestão, a boa mastigação (lenta e bem feita) impede problemas estomacais/gástricos.
 

 

Por que algumas pessoas têm cáries mesmo cuidando da higiene bucal?

Há pessoas que desenvolvem cáries mesmo realizando uma higiene bucal correta. Segundo pesquisadores da Universidade de Zurique, isso ocorre devido ao fato de o esmalte do dente ser menos resistente em alguns pacientes devido a motivos genéticos.
 
Saúde bucal e um sono tranquilo

Se você cuida bem da saúde de sua boca, pode dormir tranquilo... literalmente!!!
De fato, a saúde bucal afeta, sim, diretamente a qualidade do sono (e também é afetada por problemas de sono, respectivamente).

 

 

Placas bacterianas podem estar ligadas ao desenvolvimento do câncer de esôfago

Já falamos aqui várias vezes sobre os riscos de se negligenciar a saúde bucal. Além de cáries, placas e outros problemas, uma boca de saúde ruim também é porta aberta para doenças que acometem outras partes do corpo.
 
Fio Dental funciona, sim!

Pode não ser a sensação mais agradável do mundo, mas o uso de fio dental é parte essencial da escovação e da higiene bucal, principalmente, para remoção de placas e restos de alimentos que ficam presos entre os dentes, locais em que a escova não chega.
 

 

Placa Bacteriana

Na boca existem milhões de bactérias de várias espécies que não são agressivas ao nosso corpo, pois vivem harmoniosamente em uma boca saudável.
 
Má Oclusão: O que é e por que acontece

A má oclusão refere-se a problemas no encaixe da arcada dentária superior e inferior. Em formações de arcada normais, os dentes superiores devem encobrir ligeiramente os inferiores, ou seja, a arcada dentária superior deve ser um pouco maior que o inferior.
 

 

Maçã: aliada do sorriso

Nada substitui a escovação diária e o uso de fio dental para aqueles que querem ter uma boca saudável. Contudo, há alimentos que também contribuem para que tenhamos um sorriso mais bonito.
 
Doces devem ser consumidos com moderação!

Ok, bolos e outras guloseimas açucaradas são mesmo deliciosas! Porém, além de fazer mal para o organismo (potencializando doenças como, por exemplo, o diabetes ou a obesidade) o consumo excessivo de açúcar é danoso para os dentes.
 

 

11 Passos para Dentes Saudáveis

Não adianta: ter dentes saudáveis implica na prática de hábitos igualmente saudáveis de escovação, cuidados e alimentação.
Aqui, separamos 11 procedimentos que ajudarão você a ter e manter a saúde de sua boca.

 
Sensibilidade nos dentes

A sensibilidade nos dentes, que provoca aquela dorzinha aguda e incômoda, pode ser causada tanto pela ingestão de bebidas e alimentos gelados, como também quentes e ácidos.
 

 

Fluorose: O que é e como evitar

Todo mundo já sabe ou já leu sobre os benefícios do flúor para os dentes. Contudo, em excesso, essa substância também pode causar danos aos seus dentes. Estamos falando da fluorose, uma alteração que ocorre devido ao excesso de ingestão de flúor durante a formação dos dentes.
 
Esmalte fraco também favorece surgimento de cáries

Escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia, usar fio dental e enxaguante bucal são medidas fundamentais para assegurar a saúde de sua boca. Contudo, para algumas pessoas, os cuidados regulares para evitar o aparecimento de placas bacterianas e cáries não são suficientes.
Isto porque algumas pessoas possuem menor resistência no esmalte do dente. O tema foi, inclusive, pauta de reportagem por parte do Portal UOL.

 

 

Você sabe quais são os problemas odontológicos mais comuns entre os brasileiros?

Não restam dúvidas de que a saúde bucal do brasileiro melhorou muito nas últimas décadas. O uso de flúor na água, bem como a orientação extensiva sobre cuidados como escovação e uso de fio dental têm contribuído para que problemas sérios ligados à falta de higiene bucal caiam bastante.
 
Amadureça com dentes saudáveis

Você já ouviu falar que colhemos o que plantamos? Pois essa máxima também é válida para nossos dentes.
Os cuidados que temos com nossa boca na infância e juventude serão essenciais para garantirmos dentes saudáveis e um belo sorriso na maturidade.

 

 

Halitose nem sempre tem a ver com a boca!

Apesar de a higiene bucal correta ser fundamental para evitar o popular mau hálito (ou halitose), muitas vezes esse problema tão comum não tem origem bucal, mas, sim, em outras partes do organismo.
Problemas estomacais, sinusite e rinossinusite, amigdalite, hipertiroidismo são apenas alguns dos problemas orgânicos que também podem causar mau hálito.

 
Chiclete sem açúcar faz mal para os dentes?

A pergunta acima é muito comum, e a resposta, apesar de não parecer, não é tão simples. O correto seria ponderar e dizer: "Depende".
Isso mesmo! Normalmente, os chicletes sem açúcar usam dois tipos de adoçantes: o xilitol e o sorbitol. Este último, tende a fermentar e se transformarem em ácidos, provocando a corrosão dos dentes. Mas, claro, tudo dependerá da quantidade e frequência do uso da goma de mascar.

 

 

Odontologia e Terceira Idade

É fato que a população brasileira está envelhecendo e vivendo mais, com qualidade. Isso se deve, em grande parte, aos avanços da medicina.
Dentro da Odontologia, há uma área chamada Odontogeriatria, focada nos problemas que se tornam mais comuns quando a idade mais avançada chega e há perda de cálcio, queda no metabolismo etc.

 
Dentes do Siso Inclusos

Últimos a nascerem, os dentes do siso ficaram popularmente conhecidos como "dentes do juízo", justamente porque representam a maturidade de nossa arcada dentária. Contudo, às vezes, um ou mais dentes do siso não nascem - os chamados Sisos Inclusos.
 

 

Bruxismo: como perceber os sintomas

Na maioria dos casos, pessoas que sofrem de bruxismo, problema razoavelmente comum que provoca pressão e ranger de dentes (sobretudo à noite, durante o sono), desconhecem que têm essa patologia. Mas alguns sintomas podem ser indicativos e resultar num tratamento rápido.
 
O céu da boca precisa ser escovado?

Como não podia deixar de ser, falamos muito neste espaço sobre dicas de escovação e a necessidade da higiene bucal.
 

 

Excesso de escovação pode ser prejudicial aos dentes!

Ao ler a chamada deste texto, você pode estar se perguntando: mas escovar os dentes não é fundamental para a saúde bucal?! Não há algo errado aí?
 
AFTAS: Acidez é a causa?

É muito comum escutarmos que a acidez estomacal ou alimentos consumidos (abacaxi, por exemplo) podem causar aftas, pequenas e dolorosas feridinhas que surgem na mucosa bucal e língua.
 

 

O que sua língua diz?

Você sabia que a língua é um órgão que diz muito sobre nossa saúde? E não somente sobre a saúde bucal, mas sobre outros aspectos de nosso organismo, como carência de algumas vitaminas.
 
Tipos de Obturação

A obturação é um procedimento comum nos consultórios odontológicos. O que talvez você não saiba é que existem vários tipos de materiais que podem ser usados para esse tipo de aplicação.
 

 

Dicas para o consumo de Enxaguante Bucal

Enxaguantes bucais estão na moda! Eles podem ser encontrados em farmácias ou supermercado em vários sabores e marcas.
Mas é importante que você fique atento ao fato de, apesar de esses produtos serem acessórios importantes para a limpeza dos dentes, também devem ser usados com algumas cautelas.

 
Macrodontia

Entre os problemas que ocorrem na formação dos dentes, e sua relação direta com a arcada dentária e alinhamento, está a #macrodontia.
Grosso modo, esse problema resulta no aparecimento de dentes maiores do que o padrão normal, e comumente afeta um ou alguns dentes, e não toda a dentição.

 

 

Devo usar flúor na pasta de dentes para crianças?

A ABO (Associação Brasileira de Odontologia), assim como o Ministério da Saúde, recomenda o uso de creme dental convencional com flúor a partir da erupção dos primeiros molares decíduos (em torno de 14 meses), na quantidade equivalente a um grão de arroz cru, entre uma a três vezes por dia.
 
Saiba quais são os problemas mais comuns nas gengivas

A gengiva é uma das áreas mais sensíveis de nossa boca.
E é nela que se instalam as chamadas doenças gengivais, normalmente, causadas pelo acúmulo da placa bacteriana.

 

 

O mito da goma de mascar

Não se engane. Bom hálito e dentes saudáveis só são conseguidos através do hábito da escovação diária (no mínimo, três vezes ao dia) e uso de fio dental.
Gomas de mascar, chicletes ou mesmo balas de hortelã podem aliviar o mau hálito momentaneamente, ou seja, enquanto estão sendo consumidos.

 
Halitose: Relação com o cigarro e outras causas

O mau hálito, ou halitose, tem várias origens. Infelizmente, é um problema bastante comum, ao qual as pessoas às vezes não se atentam e que pode causar grande desconforto.
 

 

Cálculo Dental: Você Conhece?

Muito possivelmente você nunca tenha ouvido falar em cálculo dental, mas, certamente, já ouviu falar do tártaro. Formado por uma camada de placa bacteriana endurecida sobre a superfície do dente ou gengiva, o tártaro pode causar sérios problemas envolvendo cáries e gengivite.
 
Sua clínica odontológica também guarda um bocado de história, você sabia?

Um bom exemplo disso é a tradicional cadeira odontológica, que acomoda os pacientes durante o tratamento. Se você tem alguma queixa sobre o fato de ficar sentado enquanto o profissional dentista cuida de sua boca, mude seus conceitos, e se considere um privilegiado!!!
 

Placa Bacteriana: problema comum, com grandes prejuízos!!!

A placa bacteriana é um problema comum, que pode trazer grandes complicações. Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e restos alimentares que se forma sobre os dentes.
 
Câncer Bucal: Como Identificar?

Uma das doenças mais graves que podem surgir da região da boca é, sem dúvidas, o câncer bucal. Assim como outros tipos de câncer, o câncer bucal tem como "gatilho" hábitos danosos à saúde, como fumo, bebida, alimentação inadequada, e falta de higiene.
 

 

Manchas nos Dentes. Seus dentes apresentam manchas?

Então, saiba que se trata de um problema relativamente comum, associada a hábitos como cigarro, consumo excessivo de café e chá. Ou seja, bebidas que possuem algum tipo de corante.
 
Dente Quebrado Tem Conserto?

Quem já não passou por isso? Em crianças, é muito comum os dentes quebrarem devido a quedas ou trombadas; em adultos, devido à mastigação ou mesmo devido a acidentes (traumas).
 


Aparelhos sem mistérios: Tipos e Características

Apesar de ser bastante comum, o uso de aparelhos ainda gera certo desconforto em vários pacientes. A boa notícia é que, ao longo dos anos, esse importante acessório da Odontologia evoluiu, tornando-se mais anatômico e confortável.
 
A língua também merece cuidados!

Naturalmente, você já deve ter ouvido que a língua é parte importante de nossa boca, pois tem papel fundamental na digestão dos alimentos. Porém, ela tem outras funções importantes, que envolvem auxílio na fala (dicção), na criação do paladar e até no diagnóstico de doenças.
 


Por que temos dentes de leite, se eles irão cair?!

Esta é uma dúvida bastante comum e pertinente. De fato, os dentes de leite, que surgem a partir dos 4 meses e começam a cair por volta dos 6 anos. Então, por que são importantes?!
 
Curiosidade sobre os dentes do Siso

Você sabia que os dentes nascem em nossa boca de acordo com a fase da vida, e, dessa forma, com nossas necessidades de mastigação?
 

 

Existe um modo correto de escovar os dentes!

Em nossas mídias sociais reforçamos sempre a necessidade de escovar os dentes para a manutenção da saúde bucal.
Mas você sabia que existe um procedimento adequado para a escovação?

 
Cálcio faz bem para os dentes!

Você já ouviu falar que cálcio faz para os dentes, não é? Isto porque esse mineral serve como matéria-prima para as partes duras de nosso corpo - como ossos, e, por que não, o esmalte de nossos dentes!
 

 

Saiba mais sobre a implantologia

A implantologia é segmento responsável pelas cirurgias e implante de próteses.Os implantes assemelham-se a raízes de dentes e têm uma forma cilíndrica semelhante a um parafuso.
 
Bruxismo acomete 15% da População Brasileira

Ranger os dentes enquanto se dorme ou mesmo em situações de estresse elevado. Chamado de "bruxismo", esse distúrbio é bastante comum e acomete cerca de 15% dos brasileiros, na maioria, mulheres.
 

 

Você conhece os tipos de Cárie?

Um dos problemas mais corriqueiros nas clínicas odontológicas são as cáries. Contudo, apesar de popularmente elas serem conhecidas pelo termo genérico, há 3 tipos de cáries:
 
Você conhece seu dente?

Taí uma curiosidade; poucos sabem, de fato, que o dente é composto, ao todo, por 6 partes. Você também não sabia? Pois bem, essas seis parte são: Coroa: parte superior do dente...
 

 

Creme ou Gel?

Eis uma dúvida bastante comum nos consultórios odontológicos: no momento de escolher a pasta de dente, deve-se optar por creme ou gel?
A verdade é que os especialistas afirmam que não há diferenças qualitativas entre as duas versões.

 
Dentes Tortos: Causas e Prevenção

São vários os fatores que podem levar os dentes a nascerem desalinhados (ou, como popularmente chamamos, "tortos").
 

 

Quando Trocar Minha Escova?

Ainda falando sobre os cuidados com as escovas de dente, uma dúvida muito comum refere-se ao tempo ideal para trocá-las.
 
Cuidados com a escova!

Se você se preocupa com a qualidade de sua escova de dentes, pesquisa marcas e modelos, saiba que esse cuido vai além da aquisição do produto, e passa, também, pela higienização adequada.
 

 

Você já ouviu falar em dentes supranumerários?

Normalmente, um adulto possui 32 dentes permanentes na boca. Contudo, em alguns casos (em sua maioria, de causa genética) pode ocorrer o nascimento de um número superior de dentes - estes, chamados de #supranumerários.
 
Sofre com dores de cabeça? Pode ser dente!

São muito comuns pessoas se queixarem de dores de cabeça. Esse problema corriqueiro tem várias fontes e causas, e uma delas pode estar relacionada a problemas odontológicos.
 

 

Mais sobre as Aftas Celíacas Você sabe o que são aftas celíacas?

O distúrbio gastrointestinal encontrado em 1% da população global, a chamada doença celíaca afeta pessoas que possuem intolerância ao glúten, a proteína encontrada no trigo e em outros grãos como centeio e cevada.
 
Quando é necessário extrair os dentes do siso?

Popularmente conhecidos como "dentes do juízo", os quatro dentes do siso (cujo nome técnico é "terceiros molares") são os últimos a nascer - normalmente, entre 17 e 20 anos.
 

Escovar a língua!?

Isso mesmo! Tão importante quanto escovar os dentes, a escovação da #língua é essencial para a higiene bucal.
Devido à sua superfície rugosa, nossa língua também acumula restos de alimentos muito pequenos, que fermentam e favorecem o surgimento de bactérias.

 
Você palita os dentes? Então, está fazendo errado!

Você tem o hábito de palitar os dentes após as refeições?
Caso sua resposta seja afirmativa, está na hora de deixar esse hábito de lado!

 

 

Sensibilidade nos dentes

Está calor e, com esse clima, não há quem resista a uma bebida gelada ou um sorvete refrescante. Contudo, para alguns, beber ou ingerir alimentos gelados é um pesadelo.
 
Distúrbios da articulação temporomandibular (DATM): nome difícil, mas problema comum!!!

Os distúrbios da articulação temporomandibular (DATM) são os causadores das dores na região maxilar que surgem quando mastigamos, pressionamos a mandíbula ou abrimos a boca.
 


Qual tipo de escova de dentes é a melhor?

A despeito das brigas entre marcas concorrentes, uma coisa é certa: a escolha de uma boa escova de dentes é tão ou mais importante do que o tipo de creme dental ou enxaguante.
 
Flúor

Flúor: usá-lo ou não usá-lo? Afinal, qual a importância dessa substância tão debatida no meio odontológico? Como o flúor controla a cárie dental?
 


Por que é importante realizar um check up periódico de nossa boca?

Aqui vai uma dica muito importante. Como ocorre com qualquer doença, as doenças localizadas na boca podem ser tratadas com maior êxito se descobertas precocemente.
 
Saúde Bucal das mulheres:
Gengivomastite Menopáusica

Uma das perturbações mais comuns na saúde oral durante a fase da menopausa é a gengivomastite menopáusica. Causada pela variação hormonal brusca, a gengivomastite é caracterizada principalmente por três sintomas
 

 

O Dente do Juízo

São muitos os sinais de que a criança está deixando a infância para trás e entrando na maturidade. Talvez um dos mais conhecidos seja o nascimento dos "dentes do juízo", ou dentes do siso. Também são conhecidos como terceiros molares.
 
Quantas vezes ao ano devo ir ao dentista?

Quem acompanha as postagens no Facebook da ‪#‎SISOitu‬ já sabe que visitar regularmente o dentista de sua preferência - juntamente com hábitos de escovação dos dentes e uso do fio dental - é essencial para manter a saúde de sua boca.
 

 

Você sabe o que é Abcesso Dentário?

O nome pode ser pouco conhecido, mas o problema certamente é comum nas clínicas odontológicas. O chamado abcesso é o nome científico para a infecção dentária.
 
Adultos e os cuidados com os Dentes

Sempre frisamos a necessidade de ensinar às crianças o hábito de cuidar de seus dentes. Mas e os adultos?
Conforme crescemos, adquirimos hábitos diferentes dos da infância, e, entre eles, está o aumento do consumo de café, álcool e, às vezes, até o cigarro.

 

 

Leite e Dentes mais fortes: Tudo a ver!

Certamente você já ouviu que, para crescer forte, a criança tem que beber leite. Além disso, se você tem filho pequeno, deve cultivar nele o hábito de beber uma mamadeira ou copo de leite antes de dormir.
 
Alimentos que contribuem para a saúde da boca

Além da maçã, outros alimentos podem contribuir para a limpeza dos dentes e remoção das placas. São eles legumes, vegetais e outras frutas, como a cenoura, pêra, milho, legumes e verduras em geral.
 

 

Batendo os dentes: características e tratamento para o bruxismo

O inverno chegou e um dos sintomas mais comuns quando sentimos frio é batermos os dentes. Mas, você sabia que existe um distúrbio que faz com que ranjamos e batamos os dentes involuntariamente durante a noite?
 
Dentes de Leite: POR QUE TÊ-LOS?

Se eles caem, por que, então, precisamos dos dentes de leite? E mais: por que, afinal, eles nascem e caem, dando lugar aos dentes permanentes?
 

 

Mitos e verdades do Bruxismo

O bruxismo é um problema um tanto comum, que atinge cerca de 15% da população.
Trata-se do hábito de ranger os dentes em situações de estresse ou mesmo quando se está dormindo.

 
Dente não é osso! Dente é um osso?

Branco, duro, até pode parecer que os dentes são parte de nossa estrutura óssea, mas isso não é correto.
 

 

Beabá dos Dentes

Passamos muito tempo falando e lendo sobre os dentes, cuidados necessários e como manter a saúde da boca. Mas você sabe quais são os nomes dos dentes?
 
SISOitu agrega mais uma especialidade: cirurgia plástica

Expandindo seu leque de tratamentos com foco exclusivo no bem-estar de seus pacientes, a SISOitu inova outra vez, e anuncia uma nova especialidade em sua clínica: a cirurgia plástica.
 

 

Gostoso e Perigoso

É muito difícil encontrar quem não goste de refrigerante. A bebida tão questionada e criticada por nutricionistas, devido ao baixo teor nutritivo, desperta paixão em crianças e jovens, que, muitas vezes, consomem o produto em proporção absurda, o que acarreta vários problemas.
 
Páscoa: Uma (quase) boa notícia aos chocólatras

Todos sabemos que a Páscoa não é uma data comercial e que se significado é muito mais profundo. Mas, por outro lado, na cultura ocidental, é praticamente impossível não associar a data aos ovos de chocolate.
 

 

Anamnese: você possivelmente nunca ouviu falar, mas ela é fundamental!

Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas um bom dentista, assim como qualquer outro profissional da área da saúde, certamente conhece a‪#‎anamnese‬.
 
SISOItu traz técnica inovadora Invisalign
Inovando sempre, e apostando em tecnologias e tratamento de ponta que são usados com sucesso no mundo todo, a ‪SISOitu‬ está oferecendo a seus pacientes o Sistema Invisalign.
 

 

Álcool e problemas bucais
Passou o Carnaval. Não sei se esse é seu caso, mas a maioria das pessoas aproveita esta época para relaxar e exagerar nas bebidas alcoólicas.
Mas saiba que o álcool pode trazer sérios prejuízos aos seus dentes. Ao lado do açúcar, do tabaco e nicotina, as bebidas alcoólicas estão entre as vilãs da boca.

 
Botox na Odontologia: Não é Vaidade!!!
Quando a maioria das pessoas ouve sobre Botox (nome popular para a toxina botulínica), certamente pensa na indústria da beleza e vaidade. É fato que o "Botox" pode ser usado para fins estéticos, mas, na odontologia, seu uso também se expande para outras finalidades, ligadas a tratamentos pós-procedimentos como cirurgias e acidentes que tenham afetado a região da boca.
 

 

AFTA: Não é só Acidez!
Quem nunca teve afta? Aquela feridinha que dói muito, principalmente quando, de modo desastrado, mordemos a gengiva? O problema, em que aparece uma bolinha branco-amarelada envolta por um círculo vermelho, é comum em crianças, pessoas que gostam de alimentos ácidos e também em quem usa aparelho ortodôntico.
 
Mordida Aberta Anterior/Posterior
A mordida aberta anterior é um problema que faz com que os dentes da frente não se encostem quando o maxilar se fecha. Ela pode ter origem tanto de causas naturais (provenientes de síndromes), como devido a hábitos orais, como o uso de chupeta, sucção de dedo, hábito de roer unhas, tamanho da língua etc.
 

 

A escova de dente ideal!!
Você sabia que, nas diversas áreas da Saúde, todas as escolhas feitas ou tratamentos indicados devem levar em consideração as características e perfis dos pacientes?

 
A importância do bochecho
Antes de iniciar o processo de escovação, é importante fazer um bochecho com com água corrente. Dessa forma, sua boca estará preparada e com a sujeira mais "grossa" removida.

 

 

Qual é a diferença entre dente quebrado, lascado ou fraturado?
Quando o dente quebra ou lasca e atinge o nervo, causa dores pelo fato do nervo estar em contato com ar, saliva e ao estímulo quente/gelado de alimentos. É importante consultar o dentista, para que ele possa realizar o procedimento para o fechamento do dente.

 
Escovando a língua!
Além dos dentes, a adequada higienização de nossa boca passa, também, pela escovação da língua.
Isto porque a superfície rugosa da língua é o local ideal para o acúmulo de partículas de alimentos que, com a fermentação, podem causa mau hálito devido ao acúmulo de bactérias.

 

 

Problema de Oclusão: tratamento
Os problemas de oclusão causam desalinhamento entre a parte superior e inferior da arcada dentária. Esse desalinhamento pode ocorrer em diferentes sentidos (projeção da mandíbula ou da maxila para frente, desvios laterais etc.), mas, em todos, tanto a fala, como a mastigação e respiração, ficam comprometidas.

 
Conheça os tipos de Problemas de Oclusão (mordida)
Já falamos sobre os problemas oclusais, ou problemas na mordida. Eles ocorrem quando não há encaixe entre a parte superior (maxila) e inferior (mandíbula). Agora, falaremos sobre os tipos de problemas de oclusão, que variam de acordo com os desvios entre as arcadas dentárias.

 

 

Nhac! Problemas na mordida merecem atenção (e tratamento)
Hoje, falaremos sobre problemas na mordida, algo muito comum, que acomete muitas pessoas e, que, no entanto, muitas vezes passa despercebido até que se torne algo mais grave.

 
O que deve ser feito quando o dente de leite sofre traumatismo?
As crianças, principalmente os bebês quando estão aprendendo a andar, passam por inúmeros acidentes envolvendo a região bucal. Depois do trauma, os pais costumam realizar um exame superficial, e mesmo que, aparentemente esteja tudo certo e a criança não reclama de dor ou desconforto, esse trauma pode ocasionar diversos problemas à formação dos dentes definitivos.

 

 

HPV e o Câncer Bucal
A edição online de hoje do Estadão trouxe uma matéria interessante sobre a relação entre o HPV e o Câncer Bucal. Segundo a matéria, ainda que o cigarro e álcool estejam entre os principais fatores para o surgimento da doença, é necessário um consumo de 15 a 30 anos para o surgimento do tumor. Contudo, na presença do HPV, o Câncer Bucal pode se estabelecer mais rápido.

 
O que deve ser feito quando o dente de leite sofre traumatismo?
As crianças, principalmente os bebês quando estão aprendendo a andar, passam por inúmeros acidentes envolvendo a região bucal. Depois do trauma, os pais costumam realizar um exame superficial, e mesmo que, aparentemente esteja tudo certo e a criança não reclama de dor ou desconforto, esse trauma pode ocasionar diversos problemas à formação dos dentes definitivos.

 

 

Tá quente?! Cuidado!
O frio está batendo à porta e, com ele, aumenta o consumo de bebidas quentes, como café, chá ou mesmo bebidas alcoólicas como vinhos, conhaque e licores. Nada disso precisa ser evitado, mas, como tudo na vida, até mesmo para o consumo dessas bebidas quentinhas é necessário ter parcimônia.

 
Tabagismo, tártaro e doença periodontal: tudo a ver
Ok, todo mundo concorda que o cigarro faz mal à saúde. Mesmo entre fumantes, o conhecimento do malefício do hábito não é segredo. Agora, o que talvez muitos não saibam é que os dentes estão entre as partes do corpo mais afetadas pelo tabagismo (hábito de fumar).

 

 

O mal silencioso da placa bacteriana
Um dos problemas mais comuns que levam pessoas aos consultórios odontológicos é a placa bacteriana.
Trata-se de um mal que nasce e cresce de forma silenciosa e discreta, mas que pode evoluir para problemas mais sérios, causando cáries e gengivite.

 
Dentista sem birra
Quem é pai sabe: levar seu filho pequeno ao dentista é um sufoco. Contudo, também é fato que, quanto mais cedo começarem as visitas dos pequenos ao dentista, mais fácil cultivar esse hábito quando jovem e adulto, e, também, mais saudável será a boca de nossos filhos.

 

 

Parte 2 - Tornando sua ida ao dentista uma alegria: Tecnologias que você irá adorar!
Agora, vamos focar nas novas tecnologias que colocaram também para o aumento no conforto dos pacientes. Vale destacar, antes de qualquer coisa, que muitos mitos ligados à ida ao dentista são a soma de aspectos sensoriais e medos; por exemplo, o tradicional "motorzinho" raramente causa dor, porém, seu barulho está entre as principais queixas dos pacientes!

 
Parte 1 - Tem consulta no dentista?! Que ALEGRIA!
Ir ao dentista não precisa ser sinônimo de pânico, descontentamento ou angústia. Desde seu nascimento, a ?#?sisoitu? sempre primou pelo atendimento odontológico humanizado, que coloca foco no bem-estar do ser humano. E tal princípio passa pelo relacionamento interpessoal (desde a recepção em nossa clínica, até o atendimento por parte de nossos profissionais).

 

 

Dentaduras sem mitos!
Dando sequência sobre nossos posts sobre ?#?próteses? dentárias, hoje, falaremos sobre a prótese total convencional, popularmente chamada de?#?dentadura?.
Ela é colocada em sua boca depois que os dentes remanescentes foram extraídos e os tecidos cicatrizarem.

 
Diretor da SISOitu participa de curso sobre Implantologia nos EUA
O diretor da SISOitu, Dr. Renato Villin, participou no final de abril de um curso de atualização sobre Implantologia promovido pela University of Florida (EUA). Vários profissionais brasileiros e latino-americanos estiveram presentes.

 

 

Próteses
As próteses, ou, mais corretamente, próteses dentárias, são aparelhos utilizados em substituição aos dentes quando, por vários motivos, estes tiveram que ser removidos ou caíram.

 
Você sabia que não são só os doces que causam cáries?
Alimentos ricos em carboidratos, como pão, batata, arroz e massas aumentam o PH da boca quando ingeridos, proporcionando um ambiente ideal para o surgimento de cáries.

 

 

Curiosidades sobre os dentes: Dentes do Siso
Os dentes do siso são os últimos dentes a nascerem, são molares e se localizam ao lado de cada maxilar. Quando os dentes do siso nascem, geralmente entre 16 e 20 anos, não há espaço, por isso há inchaço, desconforto e dor.

 
Conhecendo mais sobre os dentes caninos
Não se assustem! Os dentes caninos não são privilégios dos vampiros; na verdade, eles estão presentes em humanos e animais e localizam-se na parte superior e inferior da arcada dentária - mais especificamente, são os quintos dentes se contarmos a partir do centro para as extremidades de nossa arcada.

 


SISOitu realiza mais um treinamento interno
Alegria, amor, compartilhar bons momentos e, acima de tudo, sorrir. Essas foram as mensagens deixadas por Jorge Sabino, durante treinamento para colaboradores da ?#?sisoitu? realizado ontem, 30, no Itu Colonial Plaza.

 
Os primeiros dentinhos do bebê
Os dentes provisórios, também conhecidos por "dente de leite", começam a desenvolver a partir dos seis meses de idade.

 

 

Chocolate na prevenção das cáries???
Mais uma Páscoa se aproxima e, com ela, aumenta a alegria dos chocólatras, que aguardam ansiosamente para se deliciarem com os ovos e iguarias à base de chocolate.
Se esse é seu caso, talvez você goste desta notícia: estudos da Universidade de Osaka (Japão) divulgou um estudo que aponta que o chocolate pode ajudar na prevenção das cáries.

 
De língua para fora!
Tão importante como escovar os dentes e usar fio dental, escovar a língua é parte fundamental do processo de manter sua boca limpa e saudável.
Pela sua característica rugosa na superfície, a língua possui bactérias e e acumula restos alimentares que podem influenciar no surgimento de problemas infecciosos e no desenvolvimento da halitose de origem bucal, o famoso e indesejado mau hálito.
 

 

Alimentação em prol da saúde bucal
Há vários alimentos que podem contribuir positivamente para a saúde de sua boca. Em deles é a maçã.
Além de ser saudável por vários outros motivos (por exemplo, a maçã é um poderoso anti-inflamatório natural) a fruta também traz benefícios para os dentes.

 
Mitos e motes do "bruxismo"
Se você anda estressado com o excesso de trabalho, com a política, economia ou com seu time de futebol, saiba que toda essa tensão pode ter reflexo... nos seus DENTES!

 

 

Hipersensibilidade dentinária
Você está se deliciando com um picolé e, de repente, vem aquela dor aguda no dente. Quem já não passou por isso, que erga as mãos! Esse caso, muito comum, aliás, é causado pela hipersensibilidade dentinária, e pode ser resultado do contato do dente com substâncias geladas, quentes, com o açúcar, acidez etc.

 
Gosta de Coca-cola?
Você já deve conhecer a lenda urbana que conta que a Coca-Cola danifica os dentes. Afinal a Coca-Cola realmente é prejudicial?
Um dos componentes do refrigerante é o ácido orto-fosfórico, que também é utilizado pelos dentistas para realizar o procedimento de microabrasão, uma sutil corrosão que tem o objetivo de retirar manchas dentárias.
 

 

Implantes dentários não são como dentes, e, por isso, não apresentam o mesmo problema, correto?! Ou não??!!
Implantes dentários, tema que já foi abordado aqui no Facebook da?#?sisoitu?, são próteses feitas de titânio, cerâmica ou resina que oferecem, graças às tecnologias modernas, conforto e estabilidade de uso aos pacientes.

 
A primeira visita ao amigo dentista!
Normalmente, os primeiros dentinhos nascem por volta dos 6 meses. Para a maioria dos especialistas, o despontar dos primeiros dentes também marca as primeiras visitas ao dentista - no caso, o? #?odontopediatra?.

 


Cuidar da boca é cuidar da saúde!
Já falamos sobre assuntos correlatos a este no facebook e no site da?#?sisoitu?, mas não custa repetir. Quem pensa que, ao cuidar de seus dentes, está unicamente cuidando da saúde de sua boca, está redondamente enganado.

 
Mais sobre a saúde de sua boca: o autoexame
Prosseguindo com o tema "saúde da boca", falaremos um pouco sobre a importância do autoexame. Ele é, nada mais, nada menos, que a verificação diária de nossa boca para vermos se está tudo ok.

 


Um pouco mais sobre a dentadura
Se você tem mais de 40 anos, certamente já se acostumou a associar a imagem de idosos ao uso das dentaduras. Não sei se seu avô ou avó usavam, mas, hoje, o uso da prótese totalmente removível ...
 
Usos especiais do fio dental
Você já sabe: a escovação dos dentes só é completa quando passamos o fio dental. Porém, há casos específicos em que os pacientes possuem restrições ao uso desse tipo de produto.
 


Flúor no creme dental: usar ou não?
Alguns anos atrás, o mercado lançou cremes dentais com baixa concentração de flúor, indicados para crianças, a fim de evitar o acúmulo de flúor no organismo dos pequenos, o que causa a fluorose, aquelas manchinhas brancas nos dentes.
 
Você conhece a fluorose?
Fluorose dental é um defeito estético no esmalte sob forma de estrias, pontos ou manchas na cor branco-opaco até amarelo ou marrom provocadas pelo excesso de flúor ingerido durante longos períodos.
 


Flúor versus Cárie
Prevenção contra as cáries tem sempre um forte aliado: o flúor. O uso do flúor como forma de prevenir cáries a auxiliar na obtenção de dentes mais saudáveis começou na década de 30, quando se descobriu que pessoas que viviam em regiões que possuíam água fluoretada tinham menor índice de incidência de cáries.
 
Você é Show
SISOitu foi destaque no programa "Você é Show" do SBT de Sorocaba. Quer saber por quê? Então, assistia à matéria, curta e compartilhe
 


Cigarro: uma bomba relógio em sua boca

Além dos problemas já amplamente alardeados causados pelo fumo aos pulmões e à saúde geral do corpo, saibam que os dentes também são vítimas do cigarro.
 
Abaixo o mau hálito!!!

Mau hálito é algo que incomoda todo mundo; quem tem (e muitas vezes não percebe) e as pessoas à volta. Porém, existem divergências quanto à origem do problema (o que, também, faz com que as pessoas procurem tratamentos equivocados).
 


Cálcio e dentes saudáveis: tudo a ver!

Certamente, você já deve ter ouvido falar sobre a importância do cálcio para os ossos. Pois bem, sabia que ele também é de suma importância para manter nossos dentes fortes e saudáveis.
 
E o assunto Higiene Bucal continua...

Na semana passada falamos sobre as técnicas mais adequadas para sua escovação.
Para complementar o assunto, vamos conversar sobre o FIO DENTAL!
 


Cirurgia de Canal

Hoje falaremos sobre outro procedimento muito comum nos consultórios odontológicos: a cirurgia de canal. Esse tipo de procedimento se faz necessário quando a polpa (tecido que produz a dentina, que forma a maior parte do dente) está infeccionada ou morta devido a cárie não tratada ou ação de bactérias.
 
Cárie: Quando o açúcar se torna amargo

Qualquer adulto e criança já sabe: muito doce é sinônimo de cárie.
Porém, o que poucos sabem é que a relação entre a cárie e o açúcar não é tão simples assim.


Chupeta prejudica os dentes?

Acessório quase indispensável para aqueles que têm crianças pequenas em casa, a chupeta pode, sim, causar danos na formação bucal e dentária dos pequeninos.
 
Esmalte: A armadura do seu dente

Todo mundo aqui na #sisoitu adora dentes branquinhos, assim como você. Afinal, os dentes brancos são parte essencial de um belo #sorriso. Mas você sabe o que confere a brancura dos dentes?
Sem medo e sem dor

Quando você pensa em dentista, certamente uma das primeiras coisas que vêm à mente é o famoso "motorzinho". O curioso é que existem pessoas que adquiriram verdadeira fobia desse equipamento, cujo nome real é caneta de alta rotação.

Higiene: tão importante quanto um bom dentista

A higiene é um item tão importante quanto a habilidade do dentista no momento de tratar nossos dentes. Por isso, a SISOitu investe constantemente não somente em profissionais de excelência, como também em infraestrutura.

SISOitu passa a oferecer tratamento inédito para pacientes de Rádio e Quimioterapia!

A SISOitu anunciou oficialmente, durante o 4º Treina SISO (ocorrido no sábado, 4 de outubro) o novo tratamento que passa a oferecer a seus pacientes.
SISOitu oferece novo tratamento estético

Notícia boa para encher de alegria nossa segunda-feira, deixar nossos sorrisos mais belos e nossa boca maus saudável. A #sisoitu passará a oferecer a seus pacientes um novo tratamento estético baseado na substância chamada "toxina botulínica".
Você sabe por que os dentes
nascem ou ficam tortos?


Dentes tortos ou desejo de corrigir essa má formação são algumas das principais motivos de "visitas" das pessoas aos dentistas.
Você sabe como é feito o
clareamento dental?


O clareamento dental é uma das práticas mais comuns nos consultórios odontológicos. Existem os chamados "métodos caseiros" e, também, os procedimentos executados por um profissional dentista. Você sabe a diferença?

Chiclete: o inimigo (quase)
imperceptível dos dentes


Quando nossos pais diziam que bala e chicletes faziam mal aos dentes, ninguém ousava contestar. Contudo, depois da "onda" das gomas de mascar "diet", o problema foi aparentemente resolvido, certo? Errado!
Ops! Mau hálito!!!

Sem dúvida alguma, um dos problemas bucais mais desagradáveis é o mau hálito.
Além de causar desconforto, muitas vezes quem possui esse problema não sabe de sua existência - isto porque as células olfativas ficam "acostumadas" com o mau cheiro e acabam não sentindo mais.

Flúor: o amigo da saúde de
seus dentes


Toda criança (e adulto) sabe: hora de ir ao dentista é, também, hora de aplicar flúor!
Mas poucos realmente entendem o por que esse mineral é tão importante para nossos dentes!
Escovar a língua?!! Sim!!!

Ok. Todo mundo que acompanha os posts da #sisoitu já está ciente de que a escovação diária e o hábito de usar adequadamente o fio dental são fundamentais para a saúde da boca.

Saiba mais sobre o tártaro

Assim como a placa bacteriana, o tártaro é um problema relativamente comum entre os pacientes que frequentam os consultórios odontológicos
.
SISOitu anuncia nova cirurgiã-dentista

A SISOitu anunciou a chegada de mais uma profissional de excelência em sua equipe. Trata-se da cirurgiã-dentista Maíra Battisti, que chega à clínica para compartilhar da filosofia de atendimento e tratamento humanizado a pacientes, fatores que vêm destacando a SISOitu não somente em Itu, como na região.

Escovas elétricas são melhores do
que as convencionais?


Certamente, você já se perguntou isso em algum momento. As escovas elétricas são efetivamente melhores do que as tradicionais? Afinal, elas funcionam via eletricidade e trabalham por nós! Algumas possuem até temporizador, o qual, uma vez ajustado adequadamente.
O papel do creme dental

Não restam dúvidas. Todo mundo gosta da sensação prazerosa de escovar os dentes e sentir o gostinho do creme dental na boca.
Contudo, a função do creme dental vai além, muito além, de nos dar um "hálito puro".

Quando a dor de cabeça tem
origem na boca!


Sabe aquela dor de cabeça chata, que insiste em não sumir? Se você já foi ao médico e o diagnóstico de enxaqueca, labirintite ou sinusite foi descartado, saiba que ela pode ser originada por problemas na mandíbula.
Aaparelhos Ortodônticos

O uso de aparelhos ortodônticos é algo bastante comum. Porém, entre os cuidados que quem utiliza esse tipo de tratamento deve ter, está a higiene adequada para que uma solução (o aparelho) não se transforme em um problema.

É bruxismo. Mas não se assuste!!!

O nome remete ao universo das bruxas, mas não se trata de algo que deva assustar. O "bruxismo", ou, mais popularmente, o ranger dos dentes, é um problema muito comum que, inclusive, foi recentemente pauta do programa Bem-Estar.
Curiosidades (dolorosas) sobre
a Odontologia!


A SISOitu consagrou-se pelo tratamento humanizado que dedica aos seus pacientes. Mas você sabia que nem sempre foi assim? Nos tempos idos, o tratamento odontológico era bastante doloroso e nada "humanizado". Se você reclama no barulhinho do motor no consultório de seu dentista, verá que está na hora de rever seus conceitos! :)

Descoberta genética pode levar
a avanços no tratamento odontológico


Uma equipe de cientistas da Universidade do Estado de Oregon identificou o gene que controla a produção de esmalte dental. Pesquisadores dizem que a descoberta poderia levar ao reparo do esmalte danificado e restauração ou mesmo produção de esmalte de substituição.
Quadrados indicadores na pasta de
dente: verdade ou mito?


Nas últimas semanas, as redes sociais disseminaram a informação de que os quadrados e retângulos coloridos que costumeiramente aparecem na parte de trás de tubos de pasta de dente e cosméticos em geral sinalizam se os produtos são naturais ou químicos.

Restauração Dentária

A restauração é o processo pelo qual um dente afetado por cárie ou partido por acidente, por exemplo, volta a ter a sua forma e função normal. Quando um dentista faz uma restauração, remove a parte do dente que está deteriorada, limpa a área atingida e preenche então a cavidade limpa com um material de restauração
.
Aftas: quem já não teve?

A afta, ou "úlcera aftosa", em nome mais técnico, são pequenas feridas que surgem na mucosa bucal.
Apesar de poder possuir uma causa alérgica, normalmente as aftas podem ser causadas por infecção viral, ou, como é muito comum, estarem ligadas a algum tipo de reação do sistema imunológico do organismo.

Cuide bem da sua saúde bucal

Cuidar da sua boca é tão importante quanto qualquer outra parte do corpo.
É através dela que nos alimentamos e recebemos todos os nutrientes necessários para termos uma boa saúde. A função primordial dos dentes é cortar e triturar os alimentos.
Dentes do Siso

Dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade. Como a porcentagem de mães que não amamentam seus bebês cresceu muito nas últimas décadas e, aliado a isso, a sociedade entrou na era das papinhas, liquidificador e etc
.

Está com os dentes sensíveis e
não sabe porque?


Alguns hábitos de higiene oral como escovação com muita frequência, muito agressiva ou com uma escova de cerdas duras podem eventualmente desgastar o esmalte dos dentes. Estes hábitos também podem causar a retração das gengivas, causando maior exposição da dentina.
SOS contra o Câncer de Boca

Agora o assunto é sério, pessoal. Vocês sabiam que grande parte dos cânceres de céu de boca são descobertos na cadeira do dentista?
Isso mesmo. Trata-se de uma doença que merece atenção, provocada pelo consumo de bebidas e tabaco. Quando são consumidos juntos, esses dois agentes potencializam ainda mais esse tipo de câncer. .

SISOItu inova e lança Day Clinic

A SISOItu está implantando em seu consultório um novo sistema de atendimento que vai revolucionar seus dias no dentista, ou melhor, seu dia no dentista!
A técnica utilizada no Day Clinic foi analisada pelos especialistas, Dr. Renato Villin Prado e Dr. Roberto Engler Rizzi, em um curso ministrado por professores da USP.
Afinal, Chicletes fazem bem ou mal?

Ao contrário do que todo mundo pensa, mascar chicletes pode ser um ato saudável, pois quando mascamos, as glândulas salivares são estimuladas a produzirem mais saliva, e mais saliva favorece a limpeza de resíduos alimentares dos dentes.

Como se forma o tártaro

Uma mistura de proteínas e outros componentes da saliva que se depositam sobre a superfície do dente. Com o tempo, forma-se uma camada viscosa, chamada película adquirida, principalmente na região de encontro do dente com a gengiva. Presentes naturalmente na boca, bactérias logo grudam nessa película.
Ainda falando sobre o esmalte...

Dando sequência à publicação de sexta-feira, 11, falaremos novamente sobre a importância do esmalte para os dentes – desta vez, focando algo comum de ocorrer, que é o desgaste desse esmalte, e suas consequências.
O desgaste do esmalte dental é uma das diversas causas de dor de dente.

Cuidado: Você sabia que uma escova é um ótimo lugar para as bactérias se proliferarem?

Isso acontece porque elas costumam ficar em lugares úmidos e sem muita luz solar. Para evitar que isso ocorra não guarde a sua escova quando ela ainda estiver umedecida.
Equipe da SISOItu / SISORad participa
de novo treinamento


Visando o constante aprimoramento, tantos nas técnicas odontológicas empregadas, como no atendimento humanizado, as equipes da SISOItu e da SISORad participaram, no último dia 24, sexta-feira, de um treinamento ministrado pelo dentista Dr. Renato Villin Prado.
Dentes tortos causam um estresse adicional aos músculos de mastigação

Você sabia que os dentes tortos causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que podem levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas? Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência, sua mordida e sua respiração.
Deformidades Esqueléticas da Face

Você sabia que algumas “deformidades” do rosto, ligadas ao maxilar, não se resolvem apenas com o uso de aparelhos ortodônticos? É necessária uma cirurgia ortognática, que é a cirurgia realizada nos ossos da face, maxilar e mandíbula, com a finalidade de corrigir deformidades dento-esqueléticas.

 


Dia 26 de março é dia do cacau

Você sabia que uma barra de chocolate não é tão nociva para os dentes? O chocolate, quem diria, pode ajudar a prevenir cáries. Pesquisadores japoneses descobriram que certas partes da amêndoa do cacau, principal ingrediente do chocolate, pode deter as bactérias bucais e impedir que os dentes sejam corroídos por elas.
Tirando algumas dúvidas sobre o dente de leite

O dente de leite deve ser tirado em casa de forma tranquila, sem pressa nem pressão, desde que o dentinho já esteja bem molinho mesmo!