Má Oclusão: O que é e por que acontece


A má oclusão refere-se a problemas no encaixe da arcada dentária superior e inferior. Em formações de arcada normais, os dentes superiores devem encobrir ligeiramente os inferiores, ou seja, a arcada dentária superior deve ser um pouco maior que o inferior.

Pequenos desvios nessa formação são comuns, porém, em pacientes com má oclusão, ocorrem alterações na formação drásticas da arcada dentária, em padrões que variam de uma desproporção de tamanho da arcada superior ou inferior, prejudicando o encaixe da mandíbula e causando vários efeitos colaterais, como dores, desgaste dos dentes, problemas de fala, mastigação e respiração.

O tratamento para má oclusão dental geralmente envolve o uso de aparelhos fixos ou móveis para tentar recolocar os dentes no local correto. O uso deste tipo de aparelhos pode variar entre os 6 meses e os 2 anos, dependendo do grau da má oclusão.

Em casos mais graves, pode-se recomendar a cirurgia ortognática - ou mentoplastia, é uma cirurgia plástica indicada para corrigir o posicionamento do queixo.